A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, entregou na manhã de segunda-feira, 9 setembro, na sede do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS), 22 amostras de solo de propriedades de algumas regiões rurais do município.
As amostras seguirão para análise de solo no Fullim, Laboratório de Análises Agronômicas, Ambientais e Preparo de Soluções Químicas, no Espírito Santo. No total serão 120 propriedades rurais que serão beneficiadas com o projeto Parceria Mais Forte, do CDS, sendo 80 agricultores de cacau e 40 de mandioca.
De acordo com o técnico agrícola da CDS, José Rivaldo Lopes, o projeto Parceria Mais Forte vai atender os 16 municípios que fazem parte do consórcio. A primeira etapa consiste na análise de solo de todas as 120 propriedades cadastradas pelas secretarias de Agricultura de cada cidade.
Em um segundo momento acontecerá a distribuição de calcário para as cidades que participam do projeto e os técnicos das respectivas secretarias farão a entrega para os agricultores. José Rivaldo disse que Ibicaraí será contemplado com 1.178 sacos de 50 quilos, que serão distribuídos nas 120 propriedades cadastradas.
Estiveram presentes na entrega das amostras o secretário municipal de Agricultura, Fredson Santos, o diretor municipal de Meio Ambiente, Fábio Valentim e o agente administrativo Gabriel Valentim.
“O projeto Parceria Mais Forte, do CDS, a princípio vai beneficiar 120 pequenos agricultores, mas a nossa ideia é em breve atingir mais propriedades rurais”, disse o secretário Fredson.