A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, por do serviço de Passe Livre, continua o atendimento às pessoas com deficiência que dependem do passe gratuito para viagens urbana, intermunicipal e interestadual.
A secretária Andrea Simas Castro tem dado especial atenção às pessoas com deficiência, crianças e adolescentes e às famílias em vulnerabilidade social. O coordenador do serviço Gardner Mangabeira explicou que qualquer pessoa com deficiência física, mental e visual, ou com mobilidade reduzida e comprovadamente carente, tem direito ao passe livre.
Segundo ele, o processo é rápido, simples e gratuito e deve ser feito no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. “Não há necessidade de intermediário e nem pagar a qualquer pessoa”, alerta.
Para a confecção do passe livre, é necessário apresentação de fotocópia da Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência, o número do CadÚnico e o laudo de um médico especialista em deficiência.
Mangabeira lembra que o passe livre do Governo Federal garante que pessoas carentes tenham o acesso gratuito ao transporte coletivo que circulam em Itabuna, em outras cidades da região e os que circula em outros estados.
O município chega a atender cerca de mil pessoas por mês e conta com mais de seis mil pessoas contempladas com o beneficio. Para concluir, Gardner alerta que as pessoas deram entrada ao processo no ano passado, já podem retirar a carteira no Setor no Centro Administrativo.