Noventa pessoas testaram positivo para o novo coronavírus de um total de 393 testes rápidos aplicados na Praça da Piedade, no Califórnia, em Itabuna, nesta quinta-feira, dia 18. A ação foi coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para detecção de casos do novo coronavírus em comerciantes e funcionários e pessoas que residem no bairro.
A ação foi executada pela Diretoria de Vigilância em Saúde e integra o Plano Municipal de Combate à Covid-19. Do total de pacientes positivos para a doença, no Califórnia, 31 apresentaram Anticorpos IgM, 35 IgG e 24 IgM e IgG. Outros 303 pacientes, apresentaram teste negativo para o Covid-19.
Para saber se o paciente já teve contato com a Covid-19, a indicação é o teste rápido de Anticorpos IgM e IgG, que detecta a presença ou não de anticorpos no organismo, ou seja, se já teve contato recente com o vírus (IgM) ou se já teve a doença (IgG). É indicado para pacientes a partir do 8º dia de sintomas e o resultado sai em 15 minutos.
De acordo com a diretora de Vigilância da Saúde, Maristella Antunes, a ação de testagem rápida no Califórnia foi semelhante à executada, recentemente, na Feira Livre do São Caetano. Lá, foram realizados 428 testes, sendo 100 positivos e 328 negativos.
Segundo ela, “com base em um boletim interno, em que avaliamos semanalmente a incidência da Covid-19 nos bairros, decidimos qual o bairro pode ser contemplado com esta ação”, explica.
Dona Romilda Torres, 54 anos, foi uma das pessoas que fez o teste. “Já tive dois filhos que foram infectados. Tenho muito medo de também ficar doente. Faço a minha parte, me protegendo”, afirmou.
A comerciária Gabriela Souza, 18 anos, trabalha em uma loja de cosméticos no entorno da Praça da Piedade. Ela conta que é sempre bom fazer o teste, já que existem casos de reinfecção. “Eu já tive Covid-19 há cerca de cinco meses. Trabalho com atendimento ao público. Por isso é muito bom fazer testes como este para saber se está tudo bem”, avaliou.
AÇÃO CONJUNTA
Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância da Saúde, esta ação de busca ativa e de casos do novo coronavírus foi executada com o suporte das secretarias de Transportes e Trânsito e Segurança e Ordem Pública e da Guarda Civil Municipal.
Foram mobilizados técnicos do Departamento de Vigilância da Saúde e das Divisões de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest).
A diretora de Vigilância da Saúde faz um apelo à população para que fique em casa. “Itabuna vive um momento crítico por conta da falta de leitos para o tratamento da Covid-19. Precisamos fazer a nossa parte”, recomendou.