A Secretaria Municipal da Educação já tem em pauta novos desafios para a Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino no ano letivo de 2024 em Itabuna. Entre elas estão a efetivação da função de auxiliar de desenvolvimento infantil e a articulação e expansão das redes públicas com a oferta de matrículas em creches, além de garantir o tempo integral na pré-escola.

As metas foram debatidas nesta semana durante a VIII Reunião Pedagógica, com a participação dos coordenadores da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação. O encontro fez parte do planejamento anual e teve como principal objetivo avaliar as ações desenvolvidas, traçar novas metas e estreitar os vínculos de parceria que resultaram na execução de ações neste ano.

A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Silvana Carvalho Almeida, disse que o momento serviu também para agradecer o empenho dos profissionais do Departamento “que se doaram para que a Educação Infantil na rede pública tenha avançado muito. Hoje vivemos a nova realidade, há muito desejada”, disse.

Dentre os avanços, a coordenadora destaca a implantação das normas da Lei nº 11.738/2008, que regulamenta o Piso Nacional dos Profissionais do Magistério da Educação Básica e define sua metodologia de atuação. Além disso, a requalificação das escolas da Educação Infantil e creches e a aquisição de mobiliários, brinquedos e jogos didático-pedagógicos na atual gestão.

 

Outro avanço importante destacado pela coordenadora diz respeito à valorização dos profissionais da educação. Ela cita, entre outras, a formação continuada realizada desde o início da atual gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) e o reajuste de mais de 14% com base no Piso Nacional do Magistério a todos os professores da Rede Municipal de Ensino.

Para Silvana Almeida, ações como estas ajudaram a motivar e fortalecer o trabalho dos profissionais “com resultados que se refletem na melhoria da qualidade da educação na rede municipal permitindo, no caso específico da educação infantil, que os pequenos cresçam com mais sucesso em sua vida escolar”.

Atualmente, a Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino conta com 2.442 crianças matriculadas em 2023, enquanto que na rede particular são 995 alunos matriculados.