O Secretário da Educação, Júnior Brandão, esteve presente no Conjunto Penal de Itabuna, nesta quinta-feira, 20, para participar de uma reunião. Na instituição, Brandão foi recebido pelo diretor da unidade prisional, Alecsandro Leal, e pela diretora da Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, Jeovani Lima. O encontro contou, ainda, com a presença de representantes do Grupo de Ação Comunitária (GAC).
Foram tratadas pautas importantes, concernentes ao trabalho de ressocialização realizada pela Socializa (co-gestão) e às classes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, entre os reeducandos, no Conjunto Penal de Itabuna. Ao final da reunião, foi apresentado o Decreto nº. 9450, que institui a Política Nacional de Trabalho no Sistema Prisional e, com isso, obriga empresas contratadas pela administração pública, a admitir presos e ex-presidiários como parte da mão de obra.
Os presentes ainda visitaram salas em que são realizadas oficinas de corte e costura, artesanato, música, salão de beleza, informática, xadrez e capoeira. Também visitaram as salas de aula instaladas na instituição.
O Conjunto Penal de Itabuna conta com um quantitativo de 500 reeducandos que estão em sala de aula, sendo que 230 são alunos da Rede Municipal de Ensino, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Desta forma, a gestão municipal se faz presente, com as classes da EJA, e seus profissionais, na busca por oportunizar que os internos do Conjunto Penal de Itabuna tenham acesso ao ensino, como preconizado pelas leis educacionais.