A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promove até esta sexta-feira (10), a Semana de Iniciação Científica, com a abordagem da temática central “Ciência, Democracia e Transformação Social”. O evento reúne o 10° Simpósio de Ensino, Extensão, Inovação e Pesquisa, o 29º Seminário de Iniciação Científica, o 7° Seminário Institucional do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e o 5° Seminário Institucional da Residência Pedagógica.

Durante a abertura do evento, que aconteceu na tarde de terça-feira, no Auditório Governador Paulo Souto, o reitor Alessandro Fernandes de Santana agradeceu ao empenho de toda a equipe envolvida nos eventos pelo compromisso institucional e pelo esforço de reunir os segmentos da comunidade acadêmica em prol da qualidade do ensino superior público.

Por sua vez, a pró-reitora de Graduação, professora Márcia Morel, destacou o trabalho realizado com o objetivo de fortalecer a indissociabilidade do trinômio ensino-pesquisa-extensão. Conforme declarou, a Semana de Iniciação Científica conta com mil inscritos para a apresentação de trabalhos, sendo 600 na área de pesquisa, 250 na área de ensino e 150 em extensão.

 

Morel também salientou que a Uesc atualmente possui 437 bolsistas de iniciação científica com financiamento da Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da própria Uesc, que arca com recursos próprios 140 bolsas desse total. Durante o evento, os trabalhos serão apresentados nos estandes montados em frente ao Pavilhão Adonias Filho e em salas de aula reservadas para as atividades.

Aberta ao público em geral, a Semana de Iniciação Científica tem por objetivo congregar estudantes, professores, pesquisadores e extensionistas da Uesc, de outras instituições e o público em geral, e promover a difusão e o debate a respeito das atividades científicas, tecnológicas e de extensão na região de influência da Universidade.

A solenidade de abertura contou com apresentação do Coral da Uesc e com as presenças do vice-reitor Maurício Santana Moreau, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Fernanda Gaiotto, o pró-reitor de Extensão, professor Cristiano Bahia, o pró-reitor de Administração e Finanças, Paulo Craveiros, a vice-coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), professora Soraia Matarazzo, e diretores de vários departamentos da Universidade.

Mesa Redonda – Logo após, foi realizada mesa redonda “Ciência, Democracia e Transformação Social”, com a participação da professora Marcia Paraquett, aposentada da Universidade Federal Fluminense e associada da Universidade Federal da Bahia, que falou sobre “Pilares de um Ensino Intercultural: Rebeldia, Empoderamento e Antirracismo; do professor Robério Rodrigues Silva, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que abordou o tema “Reconstrução da pesquisa e pós graduação no Brasil. O que podemos fazer?”.

A mesa redonda teve também a participação da professora Luzineide Miranda Borges (Uesc), atual Diretora de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiros do Ministério da Igualdade Racial, que abordou o tema “Por uma Educação Antirracista: os desafios da extensão universitária para transformação social.”