O Seminário Gestão e Desenvolvimento das Cidades encerrou ontem, 10, no auditório Praia do Sol, em Ilhéus, com a grande participação de prefeitos eleitos e reeleitos dos municípios de atuação da AMURC, bem como a presença de representantes institucionais públicas e privadas. Os dois dias de evento foram marcados pela celebração dos 40 anos de fundação da AMURC e uma grande interação entre os gestores públicos.
A necessidade de inovação tecnológica, alinhada a eficiência técnica e humanização da Gestão Pública foram temas evidenciados e bastante debatidos por especialistas da AMURC, SEBRAE, UESC, UPB, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
O evento foi uma realização da AMURC – Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano, SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – e UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, com o apoio do IMAP – Instituto Municipal de Administração Pública e UPB – União dos Municípios da Bahia.
No primeiro dia do Seminário, o secretário de Administração e Finanças da cidade de Amargosa, Joanildo Borges de Jesus, destacou a inovação tecnológica implementada na atual gestão, falou dos diversos desafios enfrentados a exemplo da estrutura burocrática, resistência a mudanças, falta de integração tecnológica, limitação orçamentária, contrapondo a necessidade de uma cultura desruptiva.
Já as experiências exitosas dos municípios de Jequié levaram o público a refletir sobre a necessidade de implementar uma Gestão Pública eficiente, com uma maior capacidade para a captação de recursos e investimento em políticas públicas. Durante a sua fala, o prefeito Zenildo Brandão, “Zé Coca”, destacou o papel da AMURC para o fortalecimento da Gestão Pública Municipal, fundamental para a construção das políticas públicas.
No dia seguinte, a secretária executiva da AMURC, Rita Souza apresentou os projetos, parcerias e as ações desenvolvidas pela Associação nos últimos dois anos do atual presidente Jadson Albano. Dentre as ações, destacou-se a Sala Lilás – Suporte de Ouvidoria para o atendimento às mulheres vítimas de violência, que está em funcionamento na sede da entidade.
“A AMURC está saindo maior nesse nosso biênio. Eu, como presidente estou muito em paz porque a minha equipe é extraordinária. É isso que eu sonhava. Um momento em que o prefeito pudesse descansar um pouco, que não fosse sobrecarregado de informações, mas que ele tivesse um networking com os colegas prefeitos. Eles estão felizes. O evento foi extraordinário”, destacou Jadson.
Já o Reitor da UESC, Alessandro Fernandes falou sobre o tema “As Universidades, a Ciência e as Cidades Sustentáveis: as parcerias para a inovação”, ressaltando a importância do Programa Agir – Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras, desenvolvido conjuntamente com a Amurc para a promoção de uma Gestão Pública eficiente.
A gerente regional do Sebrae no Sul da Bahia, Claudiana Figueiredo, destacou o objetivo do evento como “um espaço de aprendizado, troca de experiências e construção de parcerias. Nosso compromisso é contribuir para uma Gestão Pública mais eficiente e inovadora, que impacte diretamente na qualidade de vida da população e no desenvolvimento das cidades”, disse.