O projeto Semeando a Liberdade, no Conjunto Penal de Barreiras, ganhou uma importante parceria para o desenvolvimento das atividades laborativas com os internos. Em atividade desde maio de 2023, o projeto oferece orientação técnica e capacitações aos reeducandos por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Bahia.
A capacitação auxilia os participantes na produção orgânica de alimentos, especialmente hortaliças e fruticultura, visando, além do aprendizado e da remição da pena, oportunidades para o desenvolvimento das habilidades adquiridas na vida pós-cárcere.Com foco no cultivo de hortaliças, até agora foram realizadas três turmas, com 15 participantes cada, trabalhando temas como “Trabalhador na Olericultura básica”; “Trabalhador na Olericultura (compostagem)”; e “Trabalhador na Olericultura orgânica”.
De acordo com a gerência da Socializa, empresa que administra o Conjunto Penal de Barreiras, já estão previstas mais duas turmas de capacitação para o próximo semestre do projeto.