Com o intuito de promover a preservação e a valorização das ações de salvaguarda dos patrimônios culturais imateriais do estado, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) inaugura, nesta quarta-feira (16), às 14h, o Espaço Salvaguarda do Ipac. Com acesso aberto ao público e gratuito, de segunda a sexta, das 14h às 16h, a iniciativa visa contribuir para divulgação dos produtos gerados a partir do Programa Aldir Blanc Bahia, por meio de edital do instituto.
O espaço, que fica localizado na Rua Gregório de Mattos, n° 29, Pelourinho, traz exposição com o tema: “O que é que a Bahia também tem”, incluindo fotos, livros, revistas, documentários, além de manifestações e apresentações culturais e rodas de bate papo.
Na programação de inauguração, nesta quarta-feira (16), os detentores do Bembé do Mercado de Santo Amaro apresentam cânticos de abertura Padê de Exú. Já no próximo dia 17, a programação exibe o vídeo documentário da Festa de Santa Bárbara. E no dia 28, para concluir o mês de março, o professor Alcides Caldas vai ministrar uma palestra com o tema “A cultura do dendê na Bahia: dificuldades, resiliência e perspectiva”.
Para o diretor de Preservação do Patrimônio Cultural (Dipat) do IPAC, Roberto Pellegrino, a ideia é criar um espaço para que os patrimônios culturais imateriais baianos sejam reconhecidos, preservados e contemplados. “Nos deparamos com muitos produtos de qualidade que refletem as riquezas culturais da nossa Bahia, e não poderíamos deixá-los guardados. É necessário que a população tenha contato com esse valoroso material e tenha consciência da sua importância e salvaguarda”, disse o diretor.
O acesso ao espaço obedece aos protocolos de prevenção à covid 19, como a exigência do uso de máscara e da apresentação do comprovante de vacinação (Decreto Estadual 20.968).