obesosA Secretaria de Saúde da Bahia aprovou realização de cirurgias bariátricas em Itabuna através do Sistema Único de Saúde. As cirurgias foram reivindicadas pela ONG Casa do Obeso, que atua em todo o Sul da Bahia e conta com cerca de 600 associados.

A Sesab liberou quatro cirurgias por mês, para os portadores de obesidade mórbida e pessoas obesas com diabetes e hipertensão arterial.

O presidente da ONG Casa do Obeso, Tony Emerson, e o diretor executivo Wellington Figueiredo, destacaram a o apoio do deputado federal Geraldo Simões, que participou de encontros com o governador Jaques Wagner e com o secretário da saúde da Bahia, Jorge Solla.

"A participação de Geraldo foi importante, porque ele entendeu a necessidade da realização desse tipo de cirurgia, como fator determinante de qualidade de vida para quem sofre com a obesidade", afirma Tony. Além da cirurgia, a Sesab garante os exames e procedimentos pré e pós-operatórios.

A ONG Casa do Obeso realiza reuniões mensais no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, com ações de prevenção e orientação sobre os riscos da obesidade mórbida.