O Setor de Nutrição do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) deu início à campanha educativa “Diga NÃO ao desperdício de alimentos”. O lançamento aconteceu na sexta-feira passada, dia 27, durante evento realizado em parceria com a Uni FTC na entrada e dentro do refeitório.

Durante a ação, que contou com a participação dos estudantes de Nutrição da faculdade, a equipe da Nutrição distribuiu panfletos informativos sobre o tema na hora em que a refeição foi servida. Segundo a coordenadora de Nutrição do Hospital de Base, Maria Luiza Souza, a campanha educativa tem por objetivo, a conscientização para que o desperdício de alimentos nos pratos seja evitado.

“Demos início à campanha e, pelo menos uma vez por mês, vamos manter essa ação com o intuito de evitar o desperdício. É uma boa ação que está acontecendo dentro do hospital”, declarou. Ela explica que dentro do Setor de Nutrição é feito o controle do “resto ingesta”, que é o controle de sobras de alimentos no prato.

 

É avaliada a relação entre o resto devolvido nas bandejas pelo comensal e a quantidade de alimentos e preparações alimentares oferecidas, expressa em percentual. “Nós pesamos as sobras para ver o percentual de desperdício. Foi a partir daí que detectamos a necessidade de fazer a campanha para que esse percentual não aumente”, disse.

Colaborador da farmácia do Hospital de Base, Reinaldo Lisboa classificou a campanha como muito importante. “ Por conta da crise, muitas pessoas necessitam de um alimento. Então, é complicado você desperdiçar, mesmo sabendo que outra pessoa está precisando. A gente de colocar no prato, a quantidade que a gente vai comer”, falou.

Ana Batista, que trabalha no ambulatório, elogiou o cardápio que consome diariamente no refeitório do hospital. “A refeição é totalmente balanceada, cheia de nutrientes e o sal na medida certa, até para o controle da pressão arterial”, afirmou. “ A ação foi muito construtiva. A gente tem que ter discernimento de comer aquilo que é necessário, a fim de não ter desperdício”, concluiu.

O Setor de Nutrição do Hospital de Base trabalha pautado no padrão de qualidade dentro das normas e técnicas de manipulação de alimentos obedecendo às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Por isso, são produzidas refeições balanceadas para os pacientes, mediante a prescrição da dieta que cada um necessita. Além disso, os colaboradores contam com um cardápio semanal bem variado.

Em média, 220 colaboradores almoçam diariamente no refeitório e entre 60 a 70 , no jantar, contando com aqueles que trabalham em setores fechados. Estes, recebem sua alimentação através de marmitas. Além disso, cerca de 60 a 80 acompanhantes de pacientes fazem as refeições no local. “O Hospital de Base apresenta boa qualidade sensorial e atende às recomendações alimentares preconizadas pelo Guia Alimentar”, finalizou Maria Luiza Souza.