Avançar na ampliação da oferta de oportunidades de empregabilidade e reinserção dos reeducandos na sociedade, de forma produtiva e sustentável. Esse é o objetivo da parceria estratégica entre a empresa Socializa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que visa ampliar a oferta de cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento profissional para reeducandos e egressos do Conjunto Penal de Itabuna. Uma reunião, na tarde desta terça-feira (5), na sede do SENAI- Ilhéus, deu início a este novo momento.

Na ocasião, foi feita uma avaliação da parceria já existente entre o SENAI e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), que garante vários cursos no âmbito da Unidade prisional, a exemplo do curso de Marcenaria, que teve início na segunda-feira (4), com 20 reeducandos. “Agora, nossa proposta é ampliar, por meio de uma parceria Socializa-SENAI, cursos de maior duração, para um público específico, que já estamos tratando”, afirma o gerente administrativo da Socializa em Itabuna, Yuri Damasceno.

Participaram da reunião, realizada em formato híbrido, representantes da Socializa, liderados pelo diretor Rodrigo Azevedo, o gerente administrativo Yuri Damasceno, as psicólogas Juliana Pinheiro e Isabelle Aragão, além da Fisioterapeuta (Terapeuta Ocupacional) Laira Ramos e o assessor Domingos Matos. Pelo SENAI Sul da Bahia, o Gerente Alexandre Régis, o Gerente Comercial Regional Sul, Santiago Freitas, e a Coordenadora-geral Unidade sul, Karina Gomes Ramos.

De acordo com Yuri Damasceno, o resultado foi muito proveitoso, não apenas por terem sido acordados futuros projetos, mas também por já terem sido definidos pelo menos dois cursos a serem implantados imediatamente. “Teremos, para implantação imediata, cursos de aperfeiçoamento nas áreas Auxiliar de Almoxarife e Auxiliar de Montagem de Microcomputadores, para os quais já temos candidatos a serem inscritos imediatamente”.

A proposta de novos cursos deve ser apresentada pelo SENAI-Sul da Bahia até a próxima semana. “Vou trabalhar nessa proposta durante o fim de semana, e em cinco a sete dias teremos uma definição “, adianta o gerente comercial Santiago Freitas.

Curso de Marceneiro

O curso de Marcenaria promovido pelo SENAI-Sul da Bahia, já está em pleno funcionamento no Conjunto Penal de Itabuna, desde a segunda-feira (4). A turma é formada por 20 reeducandos, entre homens e mulheres privados de liberdade.

O curso, promovido em parceria da SEAP com o Senai Sul da Bahia, terá carga horária de 120 horas e abrangerá tanto aspectos sobre empreendedorismo, vendas, atendimento ao cliente e a prática da marcenaria partindo do zero.