A OAB Subseção de Ilhéus realizou, na manhã de ontem, 11, em frente ao Fórum Trabalhista João Mangabeira, em Ilhéus, mais uma manifestação em defesa da manutenção da Terceira Vara do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5) naquela cidade.
A mobilização reuniu diversos segmentos da sociedade civil organizada, a advocacia regional, clubes de serviço, sindicatos e autoridades públicas.
A extinção da 3ª Vara do Trabalho afetará toda a região Sul da Bahia e impactará diretamente toda a dinâmica da advocacia trabalhista, com o acúmulo de processos e seus respectivos despachos.
Segundo o presidente da OAB de Ilhéus, Jacson Cupertino, a 3ª Vara do Trabalho é ganhadora de prêmios nacionais de produtividade e eficiência, o que torna ainda mais incongruente a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.
“O impacto negativo desta decisão do TRT5, afetará toda uma região que já prenuncia um aumento substancial da demanda, uma vez que a região será geradora de uma grande quantidade de empregos na construção civil, na cacauicultura (em alta), Porto Sul, Ferrovia de Integração Oeste Leste e parque logístico. Portanto, decisões açodadas, por vezes beneficiam uns em detrimento de outros e nós somos os outros neste quadro pintado pelo Desembargador Jeferson Muricy”, argumentou.
Cupertino disse ainda, que as mobilizações vão continuar. “Não nos calaremos e iremos gradativamente mobilizar a sociedade na defesa desta luta. As conquistas são fruto de muita luta e não iremos depor nossas armas sem resistência! Iremos percorrer todas as instâncias possíveis para defender nossa advocacia, trabalhadores, empregadores e sociedade em geral”, afirmou.