Na manhã da última quinta-feira, 20, a OAB de Ilhéus, representada pelo seu presidente, Jacson Cupertino, recepcionou a presidente da OAB-BA, Daniela Borges e o Diretor tesoureiro, Hermes Hilarião, para o evento de Desagravo, realizado na cidade de Uruçuca.
O instrumento de Desagravo tem por finalidade manifestar publicamente o descontentamento do agravado pela ofensa recebida. O ato em questão atendeu os advogados Ari Barboza e Edmilton Carneiro, alvos de calúnias e difamação por parte do gestor municipal Moacyr Leite.
As Subseções de Ilhéus e Itabuna convidaram toda a advocacia regional para a leitura do Desagravo em praça pública. O evento reuniu dezenas de advogados e autoridades oriundas de várias cidades. O conselheiro Federal, Luiz Coutinho, e o presidente da Caixa de Assistência à Advocacia da Bahia (CAAB), Maurício Leahy, discursaram em apoio aos colegas além dos próprios agravados.
“Nossa Subseção não mediu esforços no sentido de garantir aos colegas agravados, todas as possibilidades possíveis para que fosse feita a reparação desta lamentável afronta às nossas prerrogativas profissionais. A tentativa sorrateira, pois foi feita na véspera do ato de Desagravo pelo prefeito, para tentar barrar ou suspender nosso ato, intensificou ainda mais nossa luta em defesa dos colegas. A tentativa de calar a OAB foi desastrosa e reverteu contra o patrocinador, o ônus da derrota. Somos uma legião e não nos calaremos! Somos uma legião unida e forte! Quando se mexe com um de nós, mexe com todos!”, disse o presidente da OAB Subseção de Ilhéus, Jacson Cupertino.