Sul da Bahia: mais um índio Pataxó Hã-hã-hãe é assassinado em conflito por território

por Domingos Matos
0 comentários 2 minutos para ler

Do blog Tempo Presente, com informações do Conselho Indigenista Missionário

Lideranças indígenas informam que ontem (sábado,23), por volta das 21 horas, foi assassinado, em uma emboscada numa estrada que liga o município de Pau Brasil a Itaju do Colônia, a liderança Pataxó Hã-hã-hãe José de Jesus Silva, conhecido como Zé da Gata.

Ele foi assassinado com um tiro de rifle calibre 38. O tiro foi efetuado por um indivíduo que estava em uma moto quando a vítima chegava à área retomada da fazenda Bela Vista – além do atirador, outro homem estaria na moto.

Ainda segundo informações das lideranças, quando foi alvejado pelo disparo, Zé da Gata estava levando mantimentos para o pessoal que se encontrava na área de retomada (onde índios e fazendeiros lutam pela posse da terra, daí o termo “retomada”, utilizado pelos indígenas e simpatizantes de sua causa).

Os Pataxó Hã-hã-hãe esperam o julgamento no STF de uma Ação de Nulidade de Títulos e desde o dia 04 de outubro deste ano o clima na região é tenso, principalmente após a retomada da fazenda Bela Vista por um grupo de indígenas.

Uma comitiva de lideranças chegou a viajar para Brasília e Salvador nos últimos 15 dias para solicitar providências, a fim de evitar situações de violência como a que vitimou José de Jesus.

Esse foi o 20º assassinato de lideranças dos Pataxó Hã-hã-hãe ao longo de 28 anos de luta pela reconquista de seu território. Zé da Gata é da mesma etnia de Galdino, que foi assassinado em Brasília em abril de 1997.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

O BLOG que não desafina.