O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai encerrar, a partir de 1º de fevereiro, as atividades das 19ª e 24ª Inspetorias Regionais de Controle Externo, sediadas em Itapetinga e em Seabra, respectivamente, através do processo de desativação.
O TCM assegura que o objetivo é dar continuidade aos procedimentos de redimensionamento da rede operativa regionalizada. A desativação será operada por grupo de trabalho designado pela presidência que terá o prazo máximo de 60 dias para concluir as ações.
Dos 14 municípios da 19ª Inspetoria Regional de Controle Externo de Itapetinga, as seis cidades vão passar para a Inspetoria de Itabuna (Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Itororó, Nova Canaã e Potiraguá), enquanto que oito serão incorporados à Regional de Vitória da Conquista: Caatiba, Encruzilhada, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maiquinique e Ribeirão do Largo.
Já os 11 municípios da inspetoria de Seabra serão assim distribuídos: dois (Iraquara e Souto Soares) passam para a 11ª Inspetoria Regional de Controle Externo, em Irecê; seis (Abaíra, Boninal, Lençóis, Palmeiras, Piatã e Seabra), na 12ª, em Itaberaba e três outros (Ibitiara, Ipupiara e Novo Horizonte), na 14ª, em Ibotirama.