Uma tripulação desaparecida, navio à deriva em pleno rio Orinoco e duas vedetes sozinhas rumo ao desconhecido cantam, dançam, riem e choram por suas vidas tristes e constante perigo
Nos dias 12 e 13 de abril, às 19 horas, na Casa de Cultura Jonas&Pilar (Buerarema) e na sala 03 do Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna), respectivamente, acontecerá a leitura dramática do texto As Estrelas do Orinoco, do mexicano Emilio Carballido, considerado o patriarca da dramaturgia contemporânea em seu país.
No elenco, as atrizes Larissa Profeta e Camilla Nobre interpretam duas vedetes decadentes em uma aventura através do rio Orinoco num barco à deriva e Caius Youssef lê as rubricas. Sob a direção de Gideon Rosa, com muito humor, elas interpretam personagens que cantam e dançam enquanto passam a limpo suas vidas de violências e solidão.
O texto, escrito em 1984, já ganhou várias montagens de sucesso no Brasil, umas das quais em Salvador com as atrizes Iami Rebouças e Fernanda Paquelet, com direção de Felipe de Assis. Aparentemente, Mina e Fifi não se toleram. Parecem em disputa o tempo inteiro, no entanto, aos poucos o público percebe que elas só têm uma a outra para chorar e rir. E é assim, numa jornada de cumplicidade, que as duas enfrentam seus medos, a solidão e a dureza da vida de mulheres que são obrigadas a fazer apresentações artísticas nos ambientes mais duvidosos produzidos pela sociedade. Enquanto isso, elas não param de sonhar com o glamour de um grande palco onde haja escadas e luzes que reconheçam seus talentos.
Apesar de estarem à deriva num rio – preocupadas com o sumiço da tripulação do navio – elas aproveitam para fazer um show, enquanto trazem à tona reminiscências, frustrações, sonhos e fantasias que afloram minuto a minuto em meio ao medo do que está por vir: sem tripulação, o navio vai bater e afundar, ou elas chegarão ao destino para cumprir o contrato num baixo meretrício de um povoado surgido em torno de um campo de petróleo?
Este projeto é realizado pelo Instituto Macuco Jequitibá com Apoio Institucional da Prefeitura Municipal de Buerarema e Apoio Financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.
SERVIÇO
O quê: Leitura Dramática: As Estrelas do Orinoco
Onde e Quando:
Casa de Cultura Jonas e Pilar (Buerarema): dia 12 de abril de 2025, às 19h
Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna): dia 13 de abril de 2025, às 19h
Ingresso: Entrada franca
FICHA TÉCNICA
Autor: Emilio Carballido (México)
Direção: Gideon Rosa
Música especialmente composta: Mither Amorim
Elenco: Larissa Profeta , Camilla Nobre e Caius Youssef (rubricas)
Orientação de pronúncia em língua espanhola: Brisa Aziz
Ambientação: Anderson Andhy
Produção Executiva: Cristiane Santana
Designer: Renata Figueiredo
Ascom: Mar de Engenhos/ Ligia Callaz
Redes Sociais: Jessika Vasconcelos