Na segunda-feira (24) a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia Grapiúna (oriente de Itabuna, realizou sessão magna de sagração do seu templo. A cerimônia foi presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (Gleb), Arlindo Alves Pereira Neto. Pelo simbolismo, a sagração é o reconhecimento que confere dignidade a um templo maçônico para a prática das celebrações.
A Acácia Grapiúna tem como Venerável Mestre José Augusto Ferreira Filho, 1º Vigilante Antônio Raimundo Pereira Neto e 2º Vigilante Arnaldo Antônio Neves Sobrinho. Participaram do evento 196 maçons, sendo 45 da Acácia e outros 151 que integraram as caravanas de 16 outras lojas maçônicas da região, entre eles os integrantes da Grande Loja do Estado da Bahia.
Na cerimônia de Sagração participaram o 1º Grande Vigilante, Claudiano Luiz da Fonseca, como 2º Vigilante, o Secretário de Relações Interiores da Gleb, Vanderlito Souza Maia. Dentre a comitiva da Gleb o Grande Mestre de Cerimônia, Pedro Neto, o Mestre de Construção e Engenharia, Américo Sena, o Secretário de Eventos, Tomaz Barbosa, o Mestre de Harmonia, Rangel Vilas Boas e Fabiano Nascimento, da Ordem Paramaçônica.
A Loja Maçônica Acácia Grapiúna foi fundada em 1º de dezembro de 2009 e durante muito tempo se reuniu na Loja Maçônica Acácia do Sul, em Itajuípe, posteriormente nas instalações da Loja Areópago Itabunense em Itabuna. Há alguns anos a direção da Acácia Grapiúna iniciou uma campanha para a construção de uma sede própria que foi edificada após a realização de eventos promocionais e doações de maçons de toda a Bahia, sempre contando com o apoio da Gleb.
Atualmente a sede da Loja Acácia Grapiúna está sediada num prédio de três andares, na Rua Barão do Rio Branco, 10 (esquina com a avenida Amélia Amado), centro. No edifício funcionam a secretaria da Loja, dois templos, a sede da Academia Maçônica de Letras e um espaço para restaurante no terraço. “A realização foi um esforço conjunto dos maçons e da sociedade regional”, comentou o venerável José Augusto Ferreira Filho.
No edifício, um andar exclusivo, com cinco salas, salão, cozinha, depósito e dois vestiários completos (masculino e feminino) abrigará o Núcleo Bandeirante Amélia Amado Tavares – Federação de Bandeirantes do Brasil, que tem por objetivo desenvolver um trabalho de largo alcance social, com 150 crianças e adolescentes da cidade, com o apoio da Loja Maçônica Acácia Grapiúna.
Apesar do pouco tempo de fundação, a Acácia Grapiúna tem uma grande atuação na sociedade itabunense, se envolvendo nas campanhas e movimentos em benefício de Itabuna e região, a exemplo da instalação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Recentemente, por ocasião da pandemia da Covid-19, contribuiu e encetou campanhas para aparelhar os centros de tratamento.