Os aulões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornaram um verdadeiro trampolim para o sucesso dos estudantes ao oferecer uma combinação de aprendizado de qualidade, orientação especializada e motivação. Em clima descontraído, professores revisam os principais conteúdos do exame e orientam os alunos da rede estadual de ensino sobre como resolver as questões com mais agilidade e segurança. Nesta segunda-feira (2), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou o Dia D – Aulão Territorial, ação que integra o plano ‘Tô Com Você no Enem’ e que percorrerá todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) da Bahia.
Em Paulo Afonso, os estudantes dos seis municípios que fazem parte do Núcleo Territorial de Itaparica (NTE 24), primeiro território de identidade a promover o Dia D – Aulão Territorial, participaram da atividade que focou nas disciplinas de Linguagem, com destaque para a redação, e de Ciências da Natureza. A coordenadora pedagógica do núcleo, Arienny Alencar Mergulhão, explicou que o evento acontece presencialmente no Colégio Estadual Paulo Freire, em Paulo Afonso, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do NTE 24, alcançando 16 escolas da região.
Para a professora de Química, Viviely Xavier da Silva, a iniciativa faz toda a diferença, ajudando os alunos a focar no Enem de forma mais dinâmica. “Com a base correta, eles conseguem resolver da melhor forma até mesmo àquelas questões consideradas mais difíceis”. A motivação também é um ponto alto para a estudante Lorena Renovato, do 3º ano do Colégio Estadual Paulo Freire. “Esta campanha do Governo do Estado não só nos apoia para aprimorarmos nosso aprendizado, como também nos incentiva a não desistir”, comemorou.
Tô com Você no Enem
O projeto segue um cronograma alinhado com as datas do Ministério da Educação e reúne várias iniciativas da SEC, além de programas já consolidados que apoiam os estudantes, ao longo do ano letivo. A ideia é preparar os mais de 120 mil alunos da rede estadual que vão fazer o Enem 2024, dando-lhes a confiança necessária para conquistarem uma vaga no Ensino Superior e assumirem um papel de protagonismo na construção do seu próprio futuro.
O Dia D – Aulão Territorial prossegue durante todo o mês de setembro nos demais territórios de identidade, observando o seguinte calendário: 3/9 (Portal do Sertão), 9/9 (Região Metropolitana de Salvador), 11/9 (Piemonte Norte do Itapicuru), 12/9 (Vale do Jiquiriçá), 14/9 (Bacia do Rio Corrente e Médio Sudoeste da Bahia), 17/9 (Piemonte do Paraguaçu), 18/9 (Semiárido Nordeste II e Sudoeste Baiano) 20/9 (Recôncavo e Velho Chico), 21/9 (Costa do Descobrimento e Sertão do São Francisco), 24/9 (Extremo Sul), 25/9 (Bacia do Paramirim e Piemonte da Diamantina), 26/9 (Irecê e Bacia do Rio Grande), 27/9 (Bacia do Jacuípe, Baixo Sul, Médio Rio de Contas e Sertão Produtivo), 28/9 (Chapada Diamantina, Litoral Norte e Agreste Baiano e Sisal) e 30/9 (Litoral Sul).