É grave o estado de saúde do funcionário público Dermival Campos Silva, "Tonho Careca". Ele está internado na UTI do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, depois que começou a sentir os efeitos da leptospirose, doença grave, transmitida pela urina de ratos.
A doença teria sido adquirida no local de trabalho, o prédio onde funciona a central de regulação e a unidade DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, na avenida Inácio Tosta Filho, centro.
Segundo parentes, Tonho Careca começou a passar mal no início da semana e foi levado para o Hospital São Lucas, onde os médicos atestaram a doença. Ele foi transferido ontem à noite para a UTI do Calixto Midlej Filho, com os rins trancados.
A família informou que a vítima teve contato com uma água – que estava em um recipiente, no chão – no seu local de trabalho, um depósito de livros que é cedido à secretaria da Educação. O local, segundo mostrou a reportagem do Alerta Total, da TV Cabrália, é completamente insalubre. Além das infiltrações que alagam o depósito, é visível a falta de condições de higiene.
Uma ratoeira, das que são disponibilizadas pela prefeitura para controle da população de ratos, justamente para prevenir a leptospirose, foi encontrada no local, o que atestaria, junto com a grande quantidade de fezes pelo chão, a presença dos roedores. Funcionários também afirmaram que é grande a quantidade de ratos no local.
De acordo com seus familiares, Tonho Careca desempenhava suas funções sem equipamento de proteção individual, pois não são fornecidos pela secretaria. Outra fonte de risco de contaminações – essa tamém para o público externo – é o reservatório de água potável. O tanque fica no subsolo, embaixo da cozinha do prédio, e constantemente é invadido pelas águas da chuva que invadem o local.
Foto: Arquivo pessoal/reprodução TV Cabrália