A maior competição do futebol amador do interior da Bahia começa neste domingo, dia 4. Na primeira rodada, os jogos vão acontecer nos campos do Conjunto Habitacional Ceplac, no Estádio Luiz Viana Filho e nos campos de várzea dos bairros Pedro Jerônimo e São Pedro.
Desde 2020 que o Campeonato Interbairros não acontece em Itabuna por conta da pandemia do novo coronavírus. Neste ano, o evento retorna com 49 equipes que integram 24 grupos com mais de 1.000 atletas inscritos que vão levar o futebol amador a 14 campos de várzea e no Itabunão.
“Tapamos buracos e pintamos as traves. Queremos dar condições para os jogadores fazerem o melhor em campo”, disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, José Alcântara Pellegrini, nesta sexta-feira. Ele afirmou que pela primeira vez, o Campeonato terá uma estrutura que vai dar mais conforto para os envolvidos no evento.
“Em todos os campos serão instalados toldos e banheiros químicos para os atletas, equipes de segurança e vendedores informais que vão comercializar comidas e bebidas” afirmou Alcântara Pellegrini. O secretário reitera que a competição vai propiciar incentivo ao mercado informal.
Alcântara ressaltou que o Interbairros é resultado de uma união de esforços entre as secretarias de Segurança e Ordem Pública, Infraestrutura e Urbanismo, Esportes e Lazer e da Saúde que, inclusive, vai disponibilizar ambulâncias. “Teremos ainda um contingente da Polícia Militar, com homens e viaturas e a Guarda Civil Municipal”, disse o secretário.
O Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna ocorreu pela primeira vez em 1993 e se consolidou como a festa do esporte e da integração entre as comunidades. “ É uma confraternização das famílias, com alegria e entretenimento”, comemora o titular da SEMEL.
A final da competição vai acontecer no dia 11 de dezembro no campo do esporte amador, que será inaugurado ainda este mês. “É o maior evento esportivo do sul da Bahia, por conta de sua realização em um só município”, reforça.
O momento é uma vitrine para a descoberta de novos talentos no futebol da cidade. “Daqui já saíram muitas revelações para clubes amadores e profissionais do país inteiro. Acredito que na rodada de abertura muitos olheiros vão observar a performance dos nossos atletas para quem sabe no futuro integrar equipes profissionais”, falou o secretário municipal de Esporte e Lazer, José Alcântara Pellegrini.