Com a nota 9,26 para Segurança Pública, concedida por turistas brasileiros e estrangeiros, a Chapada Diamantina, na Bahia, foi eleita o melhor destino de viagem do Brasil. A pesquisa foi realizada pelo Portal Melhores Destinos.
Trilhas, cachoeiras, grutas, outras belezas naturais, gastronomia e custo-benefício também foram avaliados pelos turistas.
O comandante do Policiamento Regional da Chapada (CPRC), coronel Marcelo Queiroz de Souza Pinto, ressaltou as estratégias realizadas para garantir a paz para baianos e turistas na região.
“Temos as operações “Paz nas Trilhas”, que monitora o percurso dos visitantes em Lençóis, Capão, Palmeiras, entre outros locais e a “Distrito”, reforçando o patrulhamento nas zonas rurais”, destacou o coronel, acrescentando que carros, motos e quadricículos são utilizados pelos militares.
O oficial lembrou ainda que, em 2019, a cidade de Lençóis recebeu a indicação de Melhor Destino Brasil, com a nota 9,2 para segurança local.
O policiamento ostensivo na Chapada é garantido pelas 29ª, 42ª e 98ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), pelos 7º e 11º BPMs, além da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, Rondesp Chapada e Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis.
Polícia Civil
As ações de inteligência, na Chapada Diamantina, são promovidas pelas Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Seabra e Itaberaba.
O titular da 13ª Coorpin/Seabra, delegado Jackson Luiz Trindade Neves, destacou o investimento nas estruturas da Polícia Civil na região. “Com a entrega de novas Delegacias Territoriais e viaturas, a instituição vem desenvolvendo um melhor serviço para a população”, contou.
Na região, novas estruturas foram inauguradas nas cidades de Mucugê, Irecê e Itaetê.