Terminou na sexta-feira, 20 de outubro, o 18º Fórum Brasileiro de TV’s Universitárias, na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador. Considerado um dos maiores eventos do setor, foi promovido pela Associação Brasileira de TV’s Universitárias (ABTU) e pela TV Uneb em parceria com a TV Uesc. O evento reuniu dezenas de instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, além de instituições ligadas ao audiovisual no Brasil e na América Latina, para discutirem o panorama atual das TV’s públicas, educativas e universitárias e os novos rumos das TV’s Universitárias no país.
A TV Uesc, coordenada pelos professores Rodrigo Bomfim e Betânia Vilas Bôas, participou com um total de 40 pessoas, o maior grupo dentre as universidades presentes, composto pela equipe de bolsistas, estagiários e voluntários, estudantes de Comunicação Social integrantes do projeto, assim como discentes de vários semestres do curso. Uma parte dos bolsistas da Rádio Uesc estava presente cobrindo o evento, além de uma equipe de cinco técnicos da Gerência de Laboratórios de Comunicação Social, sob a coordenação de Emiron Gouveia de Deus, fez a transmissão ao vivo de todo o evento ao longo dos três dias de programação.
Graduandos de diversas universidades baianas e do Nordeste participaram de palestras com profissionais renomados da área da televisão e do audiovisual, além de oficinas, mostras competitivas de curtas metragens e visitações às televisões públicas e privadas durante os dias do evento. A abertura, na manhã do dia 20 de outubro, foi no campus 1 da UNEB, com apresentações artísticas e com a roda de conversa “Diversidade e representação no audiovisual”, tendo como convidados a jornalista e repórter da Rede Bahia de Televisão Tarcila Alvarindo, e o ator, roteirista, produtor, diretor e influenciador digital, Tiago Almasy e contou com a mediação da estudante do sétimo semestre do curso de Comunicação Social da Uesc, Dandara Galdino Nascimento.
Já à tarde ocorreu a mesa de troca de experiências entre entidades e instituições parceiras da ABTU, com representantes da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes), Red Tal – Televisión America Latina, Asociación de Televisiones Educativas y Culturales Iberoamericanas (ATEI) e Canal Futura, que dialogaram sobre as novas possibilidades de fomento e produção para as televisões públicas em âmbito nacional e internacional. Logo depois foi a vez da exibição dos vencedores da Mostra Competitiva de Curtas ABTU.
Na quinta-feira, dia 19 de outubro pela manhã, a segunda roda de diálogos teve como tema “A experiência com a TV Digital: o que é que a Bahia tem?” com a participação da Coordenadora de Operações Jornalísticas da Rede Bahia, Portal G1, IBahia e das Rádios Bahia FM e GFM, Ana Raquel Copetti; do Chefe de Gabinete da Diretoria Geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Adriano Diangelis; e da Diretora da TV Kirimurê, Dina Lopes, em um debate sobre as diversidade das produções televisivas na Bahia.
Já à tarde, caravanas de estudantes visitaram a Rede Bahia de Televisão, TVE, Rádio Educadora FM e TV Educa Bahia (IRDEB) e ainda à sede da TV Kirimurê, para verem de perto o processo de produção nessas emissoras. Fechando a programação do dia, houve a exposição de projetos de diversas TV’s Universitárias participantes do fórum. Os professores Rodrigo Bomfim e Betânia Vilas Bôas falaram sobre a TV Uesc na perspectiva do protagonismo estudantil na formação profissional.
E, no último dia do encontro, na manhã da sexta-feira, foi lançada a Revista ABTU, edição de 2023, além dos livros “TV Universitária no Brasil: uma antologia da Utopia”, do professor Cláudio Magalhães, “Mar de acontecimentos e outras crônicas lidas no programa da TV Uneb NadiaViCronicaMente”, da professora Nadia Virginia B. Carneiro e dos livros do biógrafo Jotabê Medeiros “Belchior Apenas um rapaz latinoamericano”, “Raul Seixas: não diga que a canção está perdida” e “Roberto Carlos – Por isso essa voz tamanha”. A Editus – Editora da UESC – esteve presente com um stand de livros de pesquisadores da UESC, do campo da Comunicação e de áreas afins.
No início da tarde, diversas oficinas foram oferecidas aos estudantes, como: “Mais com menos: como usar o celular para produzir reportagens incríveis”, com Bárbara Lins, apresentadora do Programa Além do Plano, da Rede Globo; “Escritas visíveis: a construção do roteiro audiovisual” com Ana Fatorelli, Roteirista e coordenadora da TV UFMG; “Do zero ao canal: um guia completo da fundação de uma TV Universitária” com Ana Paula Damasceno Torres, diretora de Comunicação da ABTU; “Estúdio audiovisual: Planejamento, estruturação e operação”, com fotógrafo, designer e técnico audiovisual João Santos; “Red Tal: promovendo a colaboração e a diversidade na televisão: coproduções em rede”, mediada por Malu Carneiro Campo e Nicolás Schonfeld; “A sala de aula no estúdio da TV: processos de produção audiovisual para educação no contexto do Programa Goiás TEC (Seduc Goiás), com os professores Ana Paula Ladeira e Marcelo Costa. O evento foi encerrado com a oficina “Comunicação audiovisual simples e profissional” ministrada diretor de Fotografia Gui Machado, da produtora Porta dos Fundos.
O Fórum representou uma excelente experiência de troca de conhecimentos para os estudantes da Universidade e para TV Uesc, que se destacou pela participação e organização durante o evento. E também foi uma oportunidade de intercâmbio de ideias e apoio entre as TV’s Universitárias e universidades estaduais parceiras da iniciativa, fortalecendo laços e criando novas oportunidades futuras de projetos e ações conjuntas.