A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi) receberam nova premiação na área de Tecnologia e Informação. As instituições foram contempladas com o prêmio TI Bahia, promovido pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional Bahia (Assespro-BA). A solenidade ocorreu no restaurante Senac Casa do Comércio, Caminho das Árvores, em Salvador, na noite de quinta-feira, 15.
O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, agradeceu ao reconhecimento pelo trabalho da instituição e aos docentes, pesquisadores, discentes e técnicos administrativos, que têm participado ativamente do processo de desenvolvimento cultural e socioeconômico da região de Ilhéus e Itabuna, bem como de toda a Bahia. A Uesc exerce um papel importante na formulação de políticas públicas, formação de excelentes profissionais que desempenham um função ativa, inclusive, no setor de tecnologia da informação e Inovação. “O prêmio que ora recebemos simboliza o esforço da nossa Universidade Estadual de Santa Cruz e do Cepedi na produção do conhecimento e da inovação tecnológica em busca de um futuro melhor para toda população”, afirmou.
A Uesc concorreu na categoria Academia Inovadora, que destaca instituições acadêmicas que promovem não apenas o conhecimento teórico, mas também estabelecem parcerias sólidas com empresas e instituições para a aplicação prática do resultado de seus estudos. A Universidade foi avaliada: na sua importância e impacto das pesquisas realizadas no setor de tecnologia; colaboração da academia com empresas e instituições, focadas na inovação e desenvolvimento tecnológico, além de considerar a quantidade de estudantes envolvida na execução dos programas e projetos do setor.
O Cepedi conquistou o Prêmio Desenvolvimento Profissional que homenageia projetos ou ações que oferecem oportunidades de desenvolvimento, qualificação e capacitação de profissionais no setor de tecnologia da informação. O objetivo é reconhecer iniciativas que visam minimizar a carência e os obstáculos de profissionais de TI no estado, destacando a formação de mão de obra qualificada.
O Centro de Pesquisa foi avaliado nas iniciativas e programas concretizados para a qualificação de mão de obra; e nos resultados tangíveis, como o aumento da empregabilidade e a melhoria nas habilidades dos profissionais que se beneficiam diretamente das ações promovidas.
O professor José Alfredo dos Santos, diretor Administrativo do Cepedi, destacou o apoio recebido da reitora da Uesc para a consolidação e o fortalecimento do Centro de Pesquisa, “sempre focado em oferecer ao país alternativas no setor de tecnologia, informação e inovação, pensando no desenvolvimento de Ilhéus e da Região Sul da Bahia, que possui um grande potencial econômico e social, com geração de emprego, renda e qualidade de vida”, acrescentou.
A Assespro-BA é uma entidade política de direito privado e sem fins lucrativos, que tem a missão de fazer do Estado da Bahia o mais importante fornecedor de softwares e serviços de informática do país, propondo e defendendo medidas de apoio e incentivo às empresas associadas, sendo considerada uma das instituições mais importantes do setor de tecnologia da Informação.