A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizou, entre os dias 13 e 15, em Porto Seguro, o II Simpósio de Saúde Coletiva do Sul da Bahia, com o tema “Educação e Saúde: Interfaces e Desafios na Formação Interdisciplinar em Saúde”. O evento é uma parceria do Programa de Mestrado em Saúde da Família (PROFSAÚDE) e do Programa de Especialização em Saúde Coletiva (PPGESC).
Além de diversas atividades, como palestras, oficinas e mini cursos, o evento proporcionou oportunidade para a apresentação das dissertações de mestrado de vários profissionais médicos, que passam a ter o titulo de Mestre em Saúde da Família.
Com isso, será beneficiada a sociedade baiana e, em especial, a região sul da Bahia, que ganha com novos profissionais capacitados, com foco na atenção integral e humanizada de pessoas assistidas pelo SUS e nas demandas de saúde, onde o foco é a família.
Outro momento que mereceu destaque no evento foi a finalização e apresentação de resultados de pesquisas do Curso de Especialização em Saúde Coletiva, com ênfase na formação de Sanitaristas.
Diversos profissionais da saúde e da educação concluíram pesquisas com foco nas mais variadas nuances de agravos que incidem na saúde das pessoas. Sempre com o viés do olhar pelo coletivo, estes profissionais já neste segundo semestre de 2019, estão aptos ao mercado de trabalho e em muito poderão contribuir na melhoria dos índices da saúde.
Esta é a primeira turma de Especialistas em Saúde Coletiva, e foram formados nos três campi da UFSB – em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Na foto (topo), os novos Especialistas em Saúde Coletiva, de Itabuna, e seus professores professor doutor Antônio José Cardoso, e professora doutora Gabriela Andrade Silva, no evento em Porto Seguro