Uma das últimas universidades federais criadas pelos governos do PT, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) acaba de ser incluída no grupo de excelência das instituições de ensino superior (IES) no país. Os dados são referentes a 2019 e foram divulgados hoje peo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Segundo o levantamento divulgado pelo INEP, apenas 2,22% das 2.070 IES alcançam a nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos, um dos indicadores usados pelo MEC para medir a qualidade das instituições de ensino superior do país.

O ex-deputado Geraldo Simões parabenizou a conquista da UFSB e afirmou que está orgulhoso por ter contribuído para a aprovação da lei que criou a universidade, com sede em Itabuna.

“Sem a nossa atuação, provavelmente hoje a UFSB fosse a Universidade Federal de Porto Seguro, pois era pra lá que seria direcionada. Sempre disse que a UFSB será o nosso principal vetor de desenvolvimento, embora não tenha observado ainda um governo municipal que tenha compreendido esse potencial desde sua implantação”, destaca.

Registro

Abaixo, registro em vídeo do dia em que a atuação de Geraldo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, como relator, garantiu o trâmite do projeto de lei que criava a UFSB, que até então tinha o nome sugerido de “Ufesba”.