Uma van usada pela Secretaria Municipal de Saúde de Eunápolis, no sul da Bahia, foi utilizada para puxar um ‘paredão’ de som em um evento realizado em Trancoso, distrito de Porto Seguro e a cerca de 83 km de Eunápolis. O momento foi registrado através de câmera de celular e, segundo testemunhas, ocorreu no domingo (8).
Inicialmente, testemunhas informaram tratar-se de uma ambulância devido a plotagem com o nome da secretaria de saúde. Entretanto, por meio de nota, a prefeitura de Eunápolis informou trata-se de uma van utilizada exclusivamente para o transporte de pessoas que necessitam de tratamento fora do domicílio.
De acordo com as pessoas que estavam no local, o caso aconteceu durante um campeonato de futebol em Coqueiro Alto, que fica em Trancoso. Através das imagens é possível ver a van, com a plotagem da prefeitura de Eunápolis, puxando, como se fosse um guincho, o paredão de som.
Por meio de nota, a prefeitura de Eunápolis informou que o veículo foi utilizado de forma irresponsável para rebocar equipamento de som, tipo paredão.
Informou ainda que a van é de propriedade particular e pertence a um prestador de serviço, que atua legalmente neste município. Além disso, o prestador não estava em horário e dia de trabalho, quando foi filmado na festa e não houve prejuízo para os usuários que necessitam do transporte. No entanto, o prestador de serviço não está eximido das responsabilidades legais.
Ainda segundo a prefeitura, sendo a manutenção do veículo de responsabilidade do prestador de serviço, o responsável retirou o veículo do pátio, alegando que faria manutenção, entretanto, inadvertidamente usou o veículo para fins pessoais.
Ressaltou que em nenhum momento autorizou, tampouco corrobora com a ação indevida do prestador de serviço. A prefeitura informa ainda que os procedimentos legais e regulamentares serão adotados a fim de que se faça valer a legalidade necessária no serviço público.
O procurador do município de Eunápolis já havia informado que o veículo é de um prestador de serviço e alugado pela gestão municipal. Disse também que o veículo já está no pátio, mas não detalhou quando a a van retornou ao pátio. (Com informações do G1)