Cerca de 40 voluntárias da Associação Parque dos Rios (Dulces), do município de Itaju do Colônia, participarão do mutirão do GAP (Grupo de Amigos da Praia) deste sábado (27), para a limpeza da Praia da Avenida, que acontece no centro de Ilhéus desde 2018, data de fundação do coletivo ilheese de ativistas ambientais. A ação começa às 7 horas, com ponto de encontro na sede do GAP, localizada na Catederal de São Sebastião.
A associação Dulces, como é chamada a Organização Não Governamental (ONG) de Itaju do Colônia, é um grupo de voluntárias presidido por Juliana Aguiar, cuja sede fica localizada em território de demarcação indígena. Segundo a enfermeira voluntária, Naiana Maria Souza Cabral, a área de abrangência da ONG foi um local onde ocorreram muitas brigas entre índios e brancos, mas agora ela diz que a região está pacificada.
Naiana Cabral relata que as Dulces têm um ano e meio de atuação direta na comunidade, com mais de 600 mulheres associadas. “Prestamos serviços sociais, de saúde e de lazer. As mulheres no nosso cadastro são chefes de família, que representam também seus parceiros e filhos. As associadas são as mesmas voluntárias dos projetos e nos ajudam nos movimentos. Não possuímos fins lucrativos, funcionamos através de doações”.
Rede de solidariedade
A parceria das Dulces com o GAP nasceu dezembro de 2021. “Nos conhecemos em meio às fortes chuvas, quando os voluntários de Ilhéus nos beneficiaram com cestas básicas para 500 famílias, e de lá pra cá eles não largaram mais a nossa mão, sempre estão nos ajudando em algo que necessitamos”, conta Naiana.
Hoje, a associação Dulces oferece um balé social para 100 filhas das associadas, com dois dias de aula na semana, sem custo algum para as famílias. Os meninos da comunidade são atendidos com uma escola gratuita de futsal. O coletivo de mulheres também realiza mutirões, apoio para atendimentos de saúde como consultas médicas e cirurgias e atividades de assistência social para famílias mais vulneráveis, com o projeto Sopão Itinerante.