Do Portal Uol
Após ser reeleito com mais de 60% dos votos, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse que não vai manter o mesmo governo. Segundo ele, o cenário político é diferente e, por isso, mudanças são necessárias. Em seu primeiro pronunciamento depois da apuração, Wagner disse que pretende trazer mais investimentos para o estado e gerar mais empregos para a população.
“Deve haver mudanças, mas ainda não há nada muito preciso. Não é o mesmo governo que continua, mas as mesmas ideias e o mesmo objetivo. O vice é outro, os partidos são outros. Além disso, elegemos dois senadores que vão ajudar no governo. O grupo de 2006 é diferente do de 2010. O apoio é maior. Vamos ter mais sucesso e devolver ao povo baiano o carinho e o apoio recebidos em forma de trabalho”, disse o governador petista.
Segundo ele, ainda não há previsão de diálogo com os partidos de oposição. “Vamos trabalhar a partir de amanhã e conversar com os partidos que apoiaram a nossa vitória. Em 2006, montamos o governo com partidos que ajudaram a consolidar a nossa vitória”. De acordo com o governador, as eleições deste ano não foram uma guerra de administração, mas de projetos políticos.
Wagner disse que considera o DEM, partido oposicionista que concorreu com o candidato Paulo Souto, uma força política nacional. “Agora se encerra um ciclo. Agora, como o DEM e o PSDB vão ficar depende deles, não de mim. Em 2006, nós fomos uma aposta. Hoje, nós consolidamos nossas propostas. Quero agradecer ao povo baiano e dizer que ele pode esperar o aceleramento e o aprofundamento das mudanças começadas em 2007. Esse governo vai trabalhar ainda mais”.
A festa do PT da Bahia só não foi completa porque a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, não ganhou no primeiro turno. O governador, no entanto, disse estar confiante na vitória da candidata petista.
Em Salvador, a festa da vitória de Jaques Wagner ocorreu na praça do bairro do Rio Vermelho, o ponto de encontro da militância petista. Durante a apuração, os eleitores baianos puderam acompanhar os resultados por três telões espalhados pela cidade —um no Farol da Barra, um no Rio Vermelho e um no bairro da Ribeira, na Cidade Baixa.